Como fazer um scrapbook

by - novembro 25, 2015


Sempre recebo recadinhos de meninas querendo começar a fazer scrapbook, e elas geralmente estão sem saber por onde. É bem assim mesmo. No começo a gente não sabe qual material comprar e  daí acaba comprando coisas que vão ficar guardadas por muito tempo. Ainda tenho pedaços dos primeiros papéis que comprei, lá em 2008. hahaha Tem um post aqui com algumas dicas na hora de comprar os papéis.

Apesar de estar nesse mundo do scrap há 7 anos, ainda não sei bem como explicar tudo o que é preciso pra começar a fazer scrapbook. E o motivo é que não acho realmente necessário aquele montão de materiais que todo mundo fala que a gente tem que ter. É uma delícia ter, facilita super a vida, mas não é preciso no começo. Pelo menos até você descobrir se vai gostar desse mundo ou não, já que esse é um hobby caro. Tipo, bem caro!

Pra ajudar quem está começando, resolvi fazer a base de um álbum. É mega simples de fazer, fácil, não é tão caro e daí você já vai ter seu álbum prontinho pra começar a  colar fotos e se divertir nele.

Só mais uma coisa antes de a gente começar! Scrapbooking é um jeito de guardar as memórias. A ideia inicial não era a de fazer aquelas páginas lindas, super artísticas, cheias de coisas e que acabam virando obras de arte! Não! A ideia principal é registrar as memórias! É colocar uma foto que realmente te lembre alguma coisa, que conte uma história, uma coisa que você gostaria de lembrar pro resto da vida. Isso é scrapbooking de verdade, guardar as memórias. 
Então, se você está começando, seu álbum não está lindo maravilhoso, mas ele conta coisas que valem a pena lembrar, parabéns! Você está fazendo um scrapbook. E a lindeza do seu álbum vai vir com o tempo.

Vamos lá!
A base do álbum é com papel da linha Filipaper Decor, usei o xadrez branco e prata. Também vamos precisar de régua, lápis, fita dupla face, tesoura, argolas e um furador, desses de escritório. Quem não conseguir as argolas, pode amarrar com um barbante no lugar, ou usar aquelas argolas de chaveiro. Vai dar bem mais trabalho pra colocar e pode estragar um pouco o papel, mas funciona.

Pra ter papel estampado no dois lados, é só dobrar a folha ao meio e colar um lado no outro. Usei fita dupla face, mas cola também dá.

É legal deixar uma parte sem colar, porque aí temos um bolso pra guardar coisinhas.

Depois de tudo colado, é hora de marcar bem o meio e fazer os furos.

Aí é só colocar as argolas e começar a decorar seu álbum.

Aqui um álbum já pronto, feito do mesmo jeito só que com o papel de bolinhas branco e prata da Filipaper.


Sei bem que decorar é a parte mais difícil. Pra isso, separe todas as fofuras que você tem, que combinem uma com a outra e daí vá fazendo a montagem sem colar nada. Cole só depois que você já tiver certeza que gostou. Isso vai ajudar a não jogar papel fora. hahaha Mas se você jogar, não se preocupe, acontece muito. Lembre também de guardar os tickets de viagens, recadinhos de amigos, coisas desse tipo. Elas vão deixar seu scrapbook bem mais verdadeiro.

Espero que tenham gostado e que esse post ajude um pouquinho quem está começando agora. Lembrem de me contar aqui nos comentários o que vocês acharam, curtir o post e mostrar pras amigas.
Bjooooos

You May Also Like

11 Comments

  1. Amei a postagem, Gabi!
    Passei para uma querida que está iniciando.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bi! Passo sempre por aqui, mas acho que nunca comentei... :(
    Hoje vou mudar isso! :)
    Queria dizer que concordo contigo: scrap é para guardar memórias! (aquelas páginas cheias de técnicas e materiais são obras de arte - não é pra mim).
    Até escrevi um artigo no meu blog falando sobre como eu gosto do scrap simples (http://somelhora.com.br/index.php/2015/11/13/album-vinicius-scrap-simples/)
    Se te interessar, dá uma olhadinha!

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia para quem está começando.
    Sua decoração sempre fofa.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Principalmente a parte: A ideia inicial não era a de fazer aquelas páginas lindas, super artísticas, cheias de coisas e que acabam virando obras de arte! Não! A ideia principal é registrar as memórias!
    Como a maioria das coisas, o que era para ser um hobby gostoso virou jogo de interesse (vide comércio, parcerias, competições - falei sobre isso hoje no meu status do face, porém voltado para a literatura). Tenho certeza que se eu sentasse contigo para falar de scrap nos últimos anos teríamos assunto aos baldes né?
    Por isso, parabéns pela iniciativa. Sempre admirei esse seu jeito de mostrar as coisas simples, que ficam lindas iguais, para quem não tem acesso ao "luxo".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei de guardar lembranças e memórias, e também incentivo a que outros façam o mesmo. A um ano comecei a fazer scrap e não parei mais...
    Você sempre com suas fofuras... Gosto disso!
    Seu trabalho é delicado, encantador, criativo, simples e faz com que todos tenham vontade de fazer seu scrapbook. Parabéns! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  6. Gabi, você me fez economizar tanto com esse post, por que eu tô iniciando meu scrapbook e pensei que tinha que comprar um álbum apropriado, mas com essa ideia eu vou fazer o meu próprio! Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Awnnnnnn, amei demais ! Super fofinho! Parabéns ! s2 To louca pra começar a fazer o meu. *-*

    ResponderExcluir
  9. Olá, onde você comprou essas argolas?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por vir deixar seu recadinho. Eu fico mega feliz!