Você já conhece os flipbooks?

by - outubro 19, 2016



Ahh pois é. E essas novidades que vivem aparecendo, né? É tanta coisa linda e diferente que fica difícil acompanhar.
Mas então, lembram do post "4 coisas pra não fazer no scrapbooking"? Lá, na parte das modinhas eu escrevi, "vi um jeito novo de mandar fofuras numa cartinha, e esse sim fez sentido pra mim. Logo vou fazer e venho mostrar pra vocês." Esse logo demorou um pouco, mas chegou. 

Naquela época, em abril, eu já tinha conhecido esse jeito novo de mandar fofuras. E o pessoal chamou de flipbook. E esse não é o nome mais certo!
Sabem aqueles caderninhos que a gente faz um desenho em cada folha e daí vai passando as páginas e o desenho vai se mexendo? Então, isso é um flip book. Por isso eu disse que flipbook não é o nome certo pra esse jeito novo de mandar cartas. Mas, alguém resolveu chamar assim, e daí todo mundo está chamando assim agora. E eu vou chamar assim também! hahaha

Sabem os mini álbuns que a gente sempre fez, sanfonados, usando envelopes, dobraduras e tal? Então, você pode fazer um desses, colocar cartinhas e bilhetinhos e dizer que é um flipbook. hahaha Acho engraçado como no fim, tudo é praticamente a mesma coisa, o que faz mudar o nome é o jeito que a gente usa a coisa. Tenho que vir falar sobre isso um dia!

Continuando...
No Google, se a gente procurar por "flipbook", os principais resultados serão do livrinho com desenhos. Já no Pinterest, o resultado é um pouco diferente. Ahhh Pinterest, seu maravilhoso. 

Acabou que ainda não falei direito o que é esse flip book na onda das cartinhas, né? Primeiro, vamos definir algumas coisas.

Snail mail ou smail = cartas enviadas do jeito tradicional, pelos Correios. Snail é lesma e mail é carta/correios. Dá pra entender a associação né? Cartas normais pelos Correios demoram um pouco pra chegar. São levadas por uma lesminha. hahaha Adoro essa expressão.
Mail art = arte nas cartas. Quando a gente faz colagens, pinturas e o que mais a imaginação deixar, nos envelopes e nas cartas.
Happy mail = carta feliz. É só mais um jeito fofinho de chamar as cartinhas/correspondências que deixam a gente feliz.
Pen pal = Pen é caneta e pal é amigo/colega. Mas as duas palavras juntas significam "amigo por correspondência. É usado pra definir mais aquelas amizades que a gente tem só por cartas. 

Quem é que nunca conheceu alguém no chat do Terra e trocou cartas e fotos depois? Eu fiz isso. hahaha Eu adorava mandar e receber cartas. Mas isso passou e acho uma pena. É tão lindo! Admiro muito quem ainda faz isso. E tem muuuuita gente que faz.








Comentei que os flip books eram usados pra mandar cartinhas, né? Quem é que manda as cartinhas? Os pen pals! Como eles mandam? Por snail mail. E aí tem gente que manda só carta mesmo. E tem gente que manda cartas decoradas, que é o mail art. Se você fizer uma coisa super linda e fofa, daquelas que você coloca o seu coração, aí você fez uma mail art. Junto com as cartinhas, as pessoas também mandam fofuras, cartões, adesivos, recortes, coisas assim. E já que vai mandar fofuras, por quê não mandar de um jeito fofo? Daí surgiram alguns jeitos diferentes de mandar e um deles é o flip book.

Ufa!! Agora deu pra entender essa coisa de flip book, né?
Como eu falei, não sou mais de escrever cartas. Mas adoro mandar fofuras! Daí separei várias fofuras e fui fazer meu flip book. Minha ideia era fazer ele de um jeito que tudo, ou praticamente tudo pudesse ser aproveitado pela pessoa que vai receber. Geralmente não é assim. As pessoas decoram os flip books pra ser uma coisa única. Tudo coladinho direitinho! Mas eu não quis assim.

Aqui o meu!


Quem assistiu o vídeo até o final viu uma surpresinha. Então, cliquem aqui pra ir lá ver o vídeo no youtube e fazer vocês sabem o que.

Meu flip book ficou fofinho, né?


Espero que vocês tenham gostado e que esse post tenha ajudado alguém que estava com dúvida. Ou que tenha servido pra inspirar um pouquinho.
Me contem aqui nos comentários. 
Ah, eu sempre respondo os comentários por e-mail. Teoricamente, o blogger manda minha resposta pro e-mail de vocês. Caso vocês não recebam a resposta, é porque o blogger não funcionou direito. Então, qualquer coisa,  me escrevam (scrapbi@gmail.com) falando a dúvida de vocês.

Lembrem de curtir o post e mostrar ele por aí.
Bjos e até a próxima!

P.S. Não sei como escrever. As duas formas são usadas: flipbook e flip book.

You May Also Like

8 Comments

  1. Aí, adorei o post. Todo dia chega pergunta pra mim "o que é isso?" Já vou deixar esse post linkado pra economizar meus dedos kkkkk O Happy Mail não é bem uma carta, é um SWAP ou um RAK. Nós falamos Happy Mail quando recebemos um kit de fofuras de alguém, que pode ser correspondente ou não. Eles vem, no máximo com um bilhete "espero que goste". Outra forma de chamar esse nosso estilo de flipbook (a expressão está corretíssima, só que aquele livrinho é mais conhecido entre pessoas que não são snailmailers) é booklet.
    Eu já falei que amei o seu flipbook? Ficou maravilhoso! Beijinho# ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Adorou mas descorda da metade.
      Sobre o happy mail, não quis dizer carta no sentido da escrita, mas carta no sentido do envelope. Quando chega um envelope a gente diz que chegou uma carta. E pra mim, happy mail é qualquer correspondência que te deixe feliz.
      Quanto a estar certo o nome flipbook, todo livro é um flipbook no fim das contas. Então é, tá certo. Só não é o comum, então parece errado. hahaha Mas, isso de dar nome pras coisas é complicado, né? Nunca estamos 100% de acordo.

      Dei uma ajeitada na questão do happy mail lá no post, pra não ficar parecendo que eu tava falando de cartas só.
      E que bom que vc gostou Ana. Valeu!!! =D
      Bjoooos

      Excluir
  2. Ai eu amei! Amei tanto que me inscrevi no sorteio hahahahaha #soudessas
    Gabi, nunca te disse mas você tem me ajudado MUITO a largar esse perfeccionismo que me atrapalha. Eu sempre acho o que eu faço feio ou torto ou mal feito e acabo não fazendo nada. Mas agora vendo seus videos e, principalmente, com as oficinas, tenho me sentido um pouco mais "segura" pra fazer as coisas fofas que eu gosto e quero (mesmo que não saia lá essas coisas hahahaha). Obrigada por isso <3
    Adorei as legendas, apesar de trocar cartas sempre me enrolo com essas definições =D
    Beijocas e até nossa próxima oficinaaaa!

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que deveria existir alguma coisa assim nesse mundo!!! Nunca recebi, mas deve ser uma emoção enorme receber uma cartinha linda e ainda recheada de coisinhas... Será que existe grupos de trocas??? Obrigada por compartilhar !!
    Bjo

    http://nessebalaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que fofo!! Parabéns e continue nos mostrando mais! Obrigada,
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi....Muito lindo...gostei de aprender!!! Se puder continua postando !

    ResponderExcluir
  6. Oi....Muito lindo...gostei de aprender!!! Se puder continua postando !

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas! Obrigada e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por vir deixar seu recadinho. Eu fico mega feliz!